WorldNews
The Responsive Magazine Blogger Template

Politica

Esportes

Cinema

Filmes

Saude

13 de setembro de 2017

Enem traz novidade para estudantes surdos neste ano

Este ano, em caráter experimental, o Enem trará um novo recurso para os estudantes surdos inscritos para o exame.

Além de poder optar pelo auxílio de tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de Leitura Labial, já disponibilizados em outras edições, os participantes poderão fazer uma videoprova, que traduz, integralmente, para Libras o exame. Em 19 anos, é a primeira vez que o recurso é oferecido.

A professora Nanci Araújo Bento explicou como será aplicada a videoprova. Em uma sala separada, os participantes receberão um notebook e DVDs, nos quais estão gravados em vídeo um intérprete de Libras, dando as orientações da prova, os enunciados das questões e as alternativas. Ao final, o aluno marca as respostas, normalmente, no cartão-resposta.

Entre os 6,7 milhões de candidatos no Brasil que tiveram sua inscrição confirmada, 1.897 optaram por fazer a videoprova, número maior que as solicitações por tradutor-intérprete de Libras e por recurso de leitura labial - 1.489 e 1.000 solicitações respectivamente, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na Bahia, 311 candidatos optaram pela videoprova, segundo o Inep.

A videoprova terá o mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular. O participante surdo poderá escolher qual área do conhecimento quer responder primeiro e poderá assistir aos vídeos na ordem em que preferir. Haverá ainda um técnico em informática, para resolver eventuais problemas, e dois intérpretes para fazer a tradução entre os candidatos e fiscais ou o técnico.

 “Esperamos que, com a adoção da videoprova, os alunos surdos consigam resultados melhores e ingressem nas diversas faculdades do país”, diz André Cordeiro, professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade