Entre as melhorias, o propulsor foi modernizado, gerando 263 cv a 3.600 rpm (8% a mais) e 66,3 kgfm de torque a 1500 rpm (acréscimo de 14%). As novas especificações elevaram o patamar da RAM 1500, com potência superior a do Chevrolet Camaro, algo esperado para um seis cilindros turbodiesel de 24 válvulas e boa dose de tecnologia.
A RAM 1500 chega com a missão de preencher uma fatia de mercado há muito abandonada por fabricantes e que vinha sendo ocupada pela Silverado e a F250.
Sobre as mudanças
O V6 3.0 24 já é utilizado no Jeep Grand Cherokee, mas agora foi modernizado para a RAM 1500, contando com um turbo de geometria variável, capaz de responder melhor qualquer faixa de funcionamento.
Houve aumento da taxa de compressão - 16.0:1 para 16.5:1 - e fabricação dos pistões em alumínio, com novo revestimento e camisas de menor atrito.
Para reduzir a emissão de poluentes e aumentar o nível de economia, o V6 traz um sistema de recirculação de gases (EGR) com dois caminhos, um de alta e outro de baixa pressão, responsável por receber os gases depois que eles passam pelo sistema de filtro de partículas.
O câmbio de oito marchas também contribui para a economia de combustível. As relações ficam bem próximas e o escalonamento da últimas permite rodar com giro bem baixo em ritmo de cruzeiro.
O sistema de amortecimento promete conforto de rodagem, sendo capaz de ajustar a sua altura para cada situação: mais baixa para transporte de pessoas ou carga e mais alta na hora do off-road.
Fonte: Revista Auto Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário